Campinas – Miami – Campinas (American Airlines Boeing 767-300 / Classe Executiva)


  • Campinas (VCP) – Miami (MIA) – Campinas (VCP
  • American Airlines (AA 998 e AA 907)
  • Boeing 767-300ER
  • Ida: ETD 8:50pm / ETA 4:46am / Duração: 8:56hrs
  • Volta: ETD 11:54pm / ETA 9:32am / Duração: 8:38hrs
  • Data do voo: 18.09.2015 / 26.09.2015

Estava com viagem marcada pra Nashvile, nos EUA, e aproveitei uma excelente promoção que a American Airlines fez pra comprar os tickets na classe executiva e conseguir atingir o status Platinum no AAdvantage. Só achei disponibilidade saindo de Campinas (Viracopos), o que dificultava um pouco minha conexão, já que saio de Fortaleza, mas estava animado pois nessa rota a AA usa o Boeing 767-300 com a executiva renovada.

   Já em Viracopos, me dirigi ao novo terminal internacional, que por sinal é gigante, mas ainda um pouco confuso já que saem pouquíssimos voos internacionais diariamente e quase não há comércio ainda funcionando no local. O ponto positivo é que, tanto na ida como na volta, os processos de imigração, alfândega, embarque e desembarque são muito rápidos!
   Fui atendido por um funcionário extremamente simpático, peguei meu cartão de embarque e me dirigi ao portão A 06.

IMG_0198

   Após o início do embarque respeitando as prioridades por lei, o que no Brasil significa quase metade do voo (rsrs), embarquei no Boeing 767-300 e me acomodei no meu assento 2J. Dica: Pra quem viaja sozinho, os assentos 2-4-6 e assim por diante, são melhores pois o suporte pra colocar acessórios, revistas, etc.. fica do lado do corredor, dando mais privacidade quando você deita, ou mesmo durante o voo.
IMG_0200
   O assento realmente é novinho, confortável e moderno. Na verdade, quase totalmente moderno. Por algum motivo (provavelmente economia) a AA decidiu não incluir os monitores individuais de entretenimento nesses assentos. Ao invés disso, cada passageiro da classe executiva recebe um tablet (?) com carregador e fone pra assistir à programação de entretenimento durante o voo, o que se tornaria um problema pra mim, e explico melhor adiante.
   Quando você chega ao assento já tem uma garrafa de água e o amenity kit com ítens de higiene e conforto.
   Em poucos minutos o comissário passou oferecendo água, suco ou champagne. Todos em seus respectivos copos de plástico (economias que não compreendo!).
   Ainda antes da decolagem recebemos o cardápio do que seria oferecido durante o voo. Eu já havia reservado o meu prato online, e o comissário só veio confirmar o meu pedido. Haviam boas opções no cardápio, conforme mostram as fotos a seguir.
   Após a decolagem recebi o meu tablet que, pra funcionar, precisava estar ligado à fonte de alimentação que ficava atrás do suporte em frente ao assento. Liguei, e ele não funcionava. Não havia eletricidade na tomada. Notei que alguns passageiros estavam tendo o mesmo problema. Avisei ao comissário que ficou de resolver o problema. O tempo passou e nada. Voltei a perguntar pra ele se havia algum problema ou se poderia substituir o aparelho. De uma forma enfática, ele apenas disse: “No, and we don’t know If it’s gonna work (Não, e não sabemos se irá funcionar)”. Dito e feito. De fato não funcionou, e nada foi feito à respeito. Pelo menos não que tenham nos avisado.
   Foi dado início ao serviço de bordo e oferecido bebidas e castanhas.
   Pouco tempo depois foi servido o jantar, começando pela entrada e posteriormente o prato principal. O filé estava sensacional e muito bem apresentado!
   Após o prato principal, trouxeram as frutas com sorvete que escolhi pra sobremesa. Não dá pra dizer que estava sensacional, mas não dá pra esperar muito de um prato de frutas. O sorvete, apesar de bom, estava tão congelado que era mais fácil quebrar o copo do que conseguir “furar” ele.
   Já próximo à chegada em Miami, serviram o café da manhã. Fiquei com as frutas novamente, acompanhas de granola e suco, que estavam um pouco melhores do que a sobremesa do jantar.
   Chegamos em Miami pouco tempo antes da hora prevista e desembarcamos rapidamente.
   Uma semana depois, estava pronto pra embarcar de volta pro Brasil no voo AA907, de Miami a Campinas, novamente à bordo do Boeing 767-300 da American Airlines.
   Como estava numa longa conexão vindo de Dallas, resolvi tomar um banho em um dos Admirals Club em Miami. Pra quem tem acesso aos lounges e nunca experimentou um banho porque acha que os banheiros podem ser sujos ou sem estrutura adequada, pode se impressionar! Claro, existem lounges e LOUNGES, mas mesmo o mais simples que já usei era perfeitamente limpo e com todos ítens necessários pra banho, além de várias toalhas à disposição.
   O voo de volta foi bem semelhante, embora o serviço tenha sido sensivelmente melhor. Como era a mesma aeronave, vou postar apenas as fotos do serviço de bordo e do amenity kit, que era diferente do oferecido no primeiro voo.
   Dessa vez escolhi o assento 2A, do lado esquerdo da aeronave, também na primeira fileira.
   O amenity kit tinha como tema um tributo prestado às companhias que fizeram ou fazem parte da atual American Airlines, e contava com as marcas da AA e da Us Airways.
   O jantar foi servido de forma “expressa”, todos os pratos de uma vez. Escolhi o peixe, que dificilmente fica saboroso num voo. Não estava ruim, mas também não estava uma delícia.
Jantar
   Ao chegar no Brasil, desembarcamos rapidamente e como eu estava sem mala despachada, em menos de 10 minutos estava na rua. Ponto positivo pra um aeroporto quase deserto, rs.
   Em geral, o serviço nos dois voos foi razoável. Não dá pra comparar a experiência com a classe executiva de uma companhia asiática ou dos Emirados, mas levando em conta o preço pago, dá pra dizer que valeu a pena. Os comissários no voo de ida eram mais secos, enquanto os do segundo voo – composto em maior parte por profissionais brasileiros – mais amigáveis.
Categorias:Aeronaves, American Airlines, Avaliações de Voos, Boeing 767-300Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: