Roma – Abu Dhabi (Alitalia Airbus A330-200 / Classe Executiva)


  • Roma (FCO) – Abu Dhabi (AUH)
  • Alitalia (AZ 0852)
  • Airbus A330-200
  • ETD 10:40am / ETA 07:30pm / Duração: 05:50hrs
  • Data do voo: 02.11.2015

Chegamos do Brasil às 06hrs da manhã e seguimos para o terminal G, de onde sairia nosso próximo voo, às 10:40, para Abu Dhabi.

Nos dirigimos para a sala Freccia Alata Giotto da Alitalia, onde fomos recepcionados por simpáticas atendentes que liberaram nosso acesso após conferirem os cartões de embarque.

A sala é pequena, com algumas áreas de descanso compostas por sofás. O buffet também não é vasto, tinha alguns pães, presunto e queijo, cereais e um bar onde você podia pedir vários tipos de cafés.

Enquanto eu tirava fotos, uma funcionária veio em minha direção e disse que eu não podia tirar fotos. De forma simpática, pelo menos. Não questionei o motivo. Pedi desculpas e perguntei se ela queria que eu apagasse as fotos, ela disse que não era necessário. Durante as duas horas que passamos lá, notei que ela fazia uma pesquisa com quem estava comendo do buffet, falando que estavam iniciando – nesse dia – um novo serviço, e pedindo opiniões e sugestões. Talvez por isso ela pediu pra não tirar fotos.

Aproveitei que tínhamos algumas horas no lounge, e pedi para usar o banheiro com chuveiro. Isso só era permitido a quem estava em conexões de voo internacional, o que era o nosso caso. Ela pediu meu cartão de embarque e foi buscar um “shower kit” pra mim. Ele era composto de uma toalha de banho e uma de rosto, uma necessaire com shampoo, condicionador e outros cremes, além de pasta de dente e escova.

Segui para o banheiro, que era minúsculo, embora perfeitamente limpo! O próprio banheiro para uso convencional, só tinha duas cabines com vaso sanitário, e os outros dois – com chuveiro – não tinham vaso, algo quase inaceitável na minha opinião. Depois de algumas acrobacias, deu tudo certo e saí renovado.

Perto da hora do nosso embarque, seguimos para o porão G13, onde já havia bastante gente esperando. Na hora que anunciaram o embarque do voo, uma pequena multidão seguiu para a fila prioritária da classe executiva (e membros elite da Skyteam), sem respeitar a ordem da fila, algo que já havia lido em outros blogs de viagem.

Ao chegar na porta da aeronave, fomos recebidos por duas simpáticas comissárias e o interessante, uma usava farda da Alitalia e a outra, da Etihad, empresa que comprou recentemente parte da Alitalia.

Seguimos para o nosso assento e pra nossa surpresa, era o mesmo modelo do voo anterior, porém com cores da Etihad, laranjas e marrons, e um pouco mais moderno. Por exemplo, esse tinha conexão USB e a qualidade da tela da TV era melhor.

A classe executiva encheu rapidamente, e os comissários começaram oferecendo espumante de boas-vindas, entregaram os cardápios e ofereceram jornais e revistas, e por fim, nos deram os amenity kits, da marca Salvatore Ferragamo.

Ainda antes da decolagem, a comissária veio pegar meu pedido. Seria servido um almoço e um pequeno lanche antes do pouso em Abu Dhabi. Nosso voo teria cerca de 6 horas de duração.

Decolamos e após cerca de 30 minutos, iniciaram o serviço de bordo, que começou com aperitivos, fiquei com a cerveja e um pequeno espeto de camarão. A entrada era um enrolado de “Beef Bresaola” com goat cheese. Pra ser sincero, não faço a menor idéia do que era, e também não provei, rs.

Antes do prato principal, foi servido a massa, penne com molho de tomate, que estava sensacional. Logo após, o main course, que escolhi o file de peixe envolto em pedaços de camarão, acompanhado de purê de batata. De sobremesa, fiquei com as frutas que estavam um pouco passadas, e minha esposa escolheu o bolo de chocolate, que segundo ela estava bom.

Mais uma vez, na minha opinião, a comida foi o ponto forte do voo da Alitalia. Realmente são boas opções, bem servidas, além de muitas bebidas à disposição dos passageiros.

Depois de terminado o almoço, aproveitei pra descansar até a hora do nosso pouso em Abu Dhabi. O lanche antes da descida não foi servido, mas também não me fez falta. Um pouco antes de nossa descida, foi oferecido um papel de “fast track” pra não pegarmos fila na imigração.

Após o pouso, taxiamos por um bom tempo até parar – novamente – na área remota do aeroporto, onde pegamos um ônibus pro terminal de desembarque de Abu Dhabi.

Chegamos na fila da imigração, que tinha cerca de 10 pessoas. E quando fomos atendidos, o oficial nos avisou que deveríamos pegar uma outra fila, específica pra quem tinha visto. Que raiva! Pelo menos a outra fila tinha poucas pessoas, e rapidamente fomos atendidos.

Passado a imigração, fomos pra esteira pegar nossas malas, que demoraram 50 minutos pra chegarem. Quando eu já estava no quiosque da Alitalia abrindo um procedimento pra recuperar as malas, elas apareceram do nada na esteira.

Era hora de irmos para o nosso hotel em Dubai descansar, pois no dia seguinte continuaríamos a voar.

 

Categorias:A330-200, Aeronaves, Airbus, alitalia, Avaliações de Voos, Classes, Companhias Aéreas, ExecutivaTags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: