Doha – Bangkok (Qatar Airways Airbus A380 / Primeira Classe)


  • Doha (DOH) – Bangkok (BKK)
  • Qatar Airways (QR 830)
  • Airbus A380-800
  • ETD 08:40pm / ETA 06:55am / Duração: 06:15hrs
  • Data do voo: 03.11.2015

Logo ao desembarcar da aeronave em Doha, uma funcionária da Qatar nos esperava na porta do avião com meu nome em uma placa. Ela me explicou que nos levaria ao novo lounge da Qatar exclusivo para passageiros da primeira classe e que ficaria à nossa disposição até o embarque do nosso próximo voo, que sairia em pouco mais de uma hora.

Assim que chegamos ao lounge Al Safwa vimos que precisaríamos de pelo menos umas 5 horas pra conhecer tudo, tamanha era a grandiosidade do local. Marcamos um horário pra encontrar novamente nossa “assistente” e fomos conhecer um pouco do local.

Dentre muitas outras coisas, o local conta um Duty Free exclusivo, quarto de hotel para descanso, SPA, banheiro com hidromassagem, restaurante com serviço a la carte, business center, sala de reunião, espaço para crianças, sala de jogos, e muitas outras coisas. Tudo isso com muito luxo e atendimento impecável. Absolutamente nem perto de qualquer lounge de empresas americanas ou brasileiras, por exemplo. O que realmente chama atenção no lounge é uma fonte no salão principal, enorme, onde é uma fonte de água fina cai do teto – que deve ter uns 20 metros de altura – até o chão.

Aproveitamos o tempo que ficamos lá pra fazer um leve jantar, que estava sensacional. Começando pelo champagne – Krug – que a garrafa custa mais do que o paguei pelo bilhete de primeira classe da Qatar (32.500 pontos no Smiles), e que era servido a vontade pra qualquer usuário do lounge. A comida e o atendimento seguiram o mesmo padrão. O garçom não saiu do nosso lado nem por um minuto, se ofereceu para tirar fotos, conversou conosco de forma muito simpática (sem as formalidades geralmente seguidas nesses casos), e fez com que o momento fosse ainda mais agradável.

Cerca de 40 minutos antes do nosso voo, encontramos a funcionária da Qatar na recepção, e ela nos acompanhou até o portão de embarque. Como o A380 é muito grande, os passageiros da classe econômica embarcam por uma sala, e os das classes executivas e primeira por uma sala no segundo andar, para onde fomos levados.

Nos despedimos da simpática funcionária, e aguardamos a chamada para entrar no avião, que sairia lotado rumo a Bangkok.

Após a chamada, tentei embarcar o mais rápido possível pra tirar as fotos da cabine. Fomos recebidos por simpáticas comissárias que nos encaminharam aos nossos assentos. A primeira classe conta com 8 assentos, na ordem 1-2-1. Mesmo sem ser suíte, o assento é muito grande e largo. Extremamente confortável!

Assim que chegamos ofereceram bebidas de boas-vindas, nos entregaram o amenity kit da Giorgio Armani e pijamas da marca Missoni, que eu não conheço mas minha esposa disse que é incrível. Tanto o pijama quanto a nécessaire tem diferentes modelos pra homem e pra mulher.

A comissária veio se apresentar e perguntar como se pronunciava nosso nome corretamente, além de mostrar todos os controles do assento, que como podem imaginar, eram quase infinitos. Nos deu o cardápio e disse que não precisaríamos seguir a ordem de entrada, prato principal e sobremesa. Poderíamos comer da forma e na ordem que a gente quisesse, além de fazer isso na hora que escolhêssemos.

Enquanto o avião taxiava e decolava, aproveitei pra explorar as diversas funções do assento, que dispõe de três diferentes controles, pra TV, assento e iluminação. A TV por sinal tem uma qualidade e tamanho impressionantes! Quantidade de opções de filmes, vídeos, nem se fala. O assento conta com diferentes opções de iluminação, achei muito bacana isso. Não é apenas a luz de leitura, e sim diferentes tipos de iluminação.

Eu solicitei uma refeição especial pra esse voo (para dietas com restrição à lactose). Ela estava igualmente sensacional no sentido de qualidade, mas me arrependi pois as outras opções eram tão incríveis, que valeria passar um pouco mal pra aproveitá-las, rs.

Logo após a decolagem, começou o serviço de bordo. De entrada veio uma sopa, que estava muito boa. Depois, uma salada com milho, vagem e outros legumes. O prato principal era um arroz temperado com legumes variados. Estava muito bom, mas como é de se imaginar, um pouco sem graça. Não posso culpar a companhia pois eu quem solicitei essa refeição. A comissária, ao ver que eu estava comendo pouco, vinha constantemente perguntar se eu não estava gostando, pedindo desculpas. Eu estava ficando constrangido com a preocupação dela em me agradar, rs. Pra finalizar, escolhi uma seleção de frutas pra sobremesa.

Depois fui dar uma volta pela aeronave, enquanto a comissária preparava minha cama pra dormir.

O banheiro, na minha opinião, é o ponto alto. Tem dois logo a frente da cabine da primeira classe. Ele não tem chuveiro, mas é muito (muito!) grande pra um avião. Tem um sofá de cerca de 1.80m, além de infinitos acessórios pra higiene pessoal, disponível para os passageiros da First. Logo ao sair do banheiro, tem um minibar com algumas bebidas e snacks. São poucas opções, mas não considero um problema, pois você pode solicitar refeições a qualquer momento pra tripulação.

Depois fomos ao lounge/bar do avião, aberto para os passageiros da executiva e primeira classe. É enorme! Só fui me dar conta que era realmente grande, quando conheci o do A380 da Etihad, que deve ser menos que a metade do tamanho desse da Qatar. Uma comissária super simpática nos recebeu e batemos um rápido papo com ela. Tirei algumas fotos e voltamos para o nosso assento para dormir um pouco.

O voo para Bangkok tinha cerca de 6:30hrs, então conseguimos dormir pouco, cerca de 3 horas.

Cerca de uma hora antes do pouso, foi servido o café da manhã. Foi servido frutas e pães pra começar, e depois uma espécie de bolo com carne de caranguejo, com um tempero um pouco forte asiático (não sei o nome). Achei um pouco forte pra café da manhã, mas nada que comprometesse o excelente serviço.

Iniciamos nossa descida para o pouso em Bangkok, e pouco tempo depois estávamos em solo.

Após o desembarque, caminhamos (bastante!) para a imigração, e fomos informados que deveríamos voltar para pegar um carimbo no setor de “Health Control”, depois de mostrar nosso certificado de vacinação contra a febre amarela. Andamos mais 15 minutos, preenchemos um formulário chato, pegamos o bendito carimbo e voltamos pro mesmo local.

Pouco tempo depois estávamos na área pra pegar as malas e aproveitamos para reservar um táxi pro hotel. Já havíamos lido sobre isso e aproveito pra ressaltar. Se certifique dos preços antes de pagar. Chequei no site da empresa quanto custava um táxi pro nosso hotel. Ao chegar no balcão, a funcionária me passou um preço 40% maior. Eu questionei o preço que tinha visto, e ela disse “ah, sim. Mas esse é no carro mais simples”. Eu disse tudo bem, e a verdade é que era um carro excelente (Toyota Hilux).

Pegamos o taxi e fomos enfrentar o caótico (mora em São Paulo? Não chega nem perto!) trânsito de Bangkok. Quase duas horas pra chegar no hotel. Terrível!

Finalizamos esse voo com uma excelente impressão da Qatar. Tudo excelente! Talvez a única ressalva é que o serviço, embora excelente no quesito qualidade, é um pouco forçado. Palavras calculadas, sorrisos infinitos, etc.. Claro que não mudaria isso, pois melhor um serviço assim do que indiferente.

Esse resgate é, sem dúvidas, o melhor do Smiles. Li recentemente que eles estavam mudando a tabela e não seria mais possível fazer esse resgate, seguindo o padrão péssimo do programa. Paguei 32.500 milhas pelo trecho em primeira classe. Lembrando que o programa faz promoções frequentemente onde é possível comprar essa quantidade de pontos por até R$650.

Categorias:A380-800, Aeronaves, Airbus, Avaliações de Voos, Classes, Companhias Aéreas, Primeira Classe, Qatar AirwaysTags:, , , ,

2 comentários

  1. Parabéns pelo flight report, muito bom. Os serviços da Qatar Airways são realmente excelentes e o lounge da executiva em Doha também é grandioso. As empresas aéreas das américas têm bastante a aprender com a Qatar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: